Cursinho Primeira Opção

O Cursinho Pré-Vestibular Primeira Opção é um projeto de inclusão social que visa possibilitar a entrada de alunos do ensino público nas melhores universidades do país. Trata-se de um cursinho inteiramente gratuito, no qual os alunos recebem o material apostilado. Os professores do cursinho são bolsistas PROEX e contam com todo o apoio da UNESP. As aulas são diárias, o cursinho é anual e possui turmas no período matutino e noturno. Funciona na UNESP de Assis. Maiores contatos e quaisquer dúvidas podem ser sanadas aqui, no email primeiraopcao_unesp@yahoo.com ou ainda por telefone: 18-33025800

VOCÊ ENCONTRARÁ AQUI INFORMAÇÕES DO PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS 2010

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Conteúdo da Prova - Processo Seletivo de Alunos - 2010


A prova conterá 66 questões de múltipla escolha e uma redação. A não realização da Redação acarretará na desclassificação imediata do candidato. Duração de 4h00.

Conteúdos:

Matemática: Probabilidade, Porcentagem, Trigonometria Básica, Ângulos Matemática Básica, Conjuntos Numéricos e Funções.

Literatura: Elementos da poesia, Classicismo Português, Arcadismo Português, Romantismo (Brasileiro e Português), Realismo/Naturalismo Brasileiro, Vanguardas Européias, Modernismo Brasileiro

Gramática: concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal

Interpretação de Textos: Intertextualidade, paródia e paráfrase; referência; implícito e pressuposto; figuras de retórica: metáfora, comparação, ironia, gradação, clímax e anticlímax; estrutura do poema; elementos estruturais do poema; tipologias/gêneros textuais

Geografia: Cartografia /Capitalismo, Socialismo/Desenvolvimento, Subdesenvolvimento e Nova Ordem Internacional/Oriente Médio /Índia/Ásia de Monções/ China/Japão/Europa/Ex-URSS e Cei / Rússia/ Estados Unidos/Canadá/ México/América Central/ Países Andinos e Guianas/América Platina e Mercosul/ África/ Austrália e Nova Zelândia/ Globalização Econômica e Financeira/ Nova Ordem Mundial/ Atualidades / Clima Brasileiro / Ocupação de Território (Brasil).

Biologia: Componentes Químicos: Proteínas, carboidratos e lipídios; Biologia Vegetal: Histologia vegetal; Fisiologia Humana
(Digestão, Circulação e Respiração).


Física: Eletrostática, Eletrodinâmica, Magnetismo, Cinemática, Dinâmica, Ótica (espelhos e lentes).

 
História: A Europa e sua Expansão pelo Mundo, Revoluções Burguesas na Europa e na América, Expansão e Consolidação do Capitalismo, O Século XX: Guerras, Crises e Revoluções.
Química: Transformações Químicas, Propriedades da Matéria, Substâncias Iônicas, Substâncias Moleculares. A Água na Natureza, Transformações químicas e velocidade, Transformações Químicas e Energia, As características gerais dos compostos orgânicos, Principais funções orgânicas, Petróleo: origem, composição e derivados.
Inglês: Estruturas dos sintagmas nominal, adjetival e adverbial, O verbo e o sintagma verbal: tempo, aspecto e modo; A estrutura de frases simples e complexa: coordenação e subordinação; orações reduzidas. Conectivos.

18 comentários:

  1. muito obrigado pessoal!
    boa sorte a mim em 1º lugar e boa sorte a todos!

    ResponderExcluir
  2. Deveriam ajudar jovens que precisam tanto de uma força,e que tenham dificuldades nas matérias,principalmente matemática,e física que nunca são os fortes dos alunos.

    ResponderExcluir
  3. Cursinho Primeira Opção10 de fevereiro de 2010 às 17:55

    Daiane,
    Esse é o objetivo do cursinho. Por esse motivo as questões da prova não são específicas e nem de alto nivel de dificuldade. Infelizmente a prova é necessária, uma vez que não conseguiríamos selecionar os alunos só com a visita domiciliar, já que o número de inscritos é muito alto...
    Desejamos uma boa sorte a todos

    ResponderExcluir
  4. Complicado isso porque se as pessoas não forem bem na prova, nao irão para segunda etapa, se ela nao vai bem é porque entre os incritos é um dos mais necessitados, principalmente os que ja terminaram o colegial a alguns anos. ja na entrevista gostaria que levassem em conta o interesse também, porque muitos desistem até mesmo no começo principalmente os mais novos. boa sorte a todos.

    ResponderExcluir
  5. Cursinho Primeira Opção12 de fevereiro de 2010 às 12:01

    O interesse tem sido um dos principais critérios para selecionar alunos. A maioria dos candidatos vai para a segunda etapa, muitos ficam retidos na primeira simplesmente por não terem feito a redação (o que já mostra puro desinteresse). Tentamos ser o mais justos possíveis, mas infelizmente a tarefa é ardua e sabemos que o ideal seria ter estrutura para conseguir atender a todos os alunos.

    ResponderExcluir
  6. Quantas questões precisa acertar para passar na prova ?

    ResponderExcluir
  7. Cursinho Primeira Opção17 de fevereiro de 2010 às 05:40

    Não há um número certo de questões.
    Os 100 primeiros que obtiverem a melhor nota e que estão concorrendo para o período da manhã irão para a segunda etapa.
    Os 150 primeiros que obtiverem a melhor nota e que estão pleiteando o período noturno, irão para a segunda etapa.

    ResponderExcluir
  8. quantas vagas no período da manhã??

    ResponderExcluir
  9. Cursinho Primeira Opção17 de fevereiro de 2010 às 14:13

    A princípio são 55 vagas para o período da manhã e 115 para o período da noite. Mas isso pode mudar de acordo com as entrevistas. No total o cursinho oferecerá 170 vagas.

    ResponderExcluir
  10. nossa, são poucas vagas para o periodo da manhã ein? porque tão poucas vagas?

    ResponderExcluir
  11. quantas pessoas se inscreveram no cursinho ?

    ResponderExcluir
  12. em relação a reforma ortografica, oq vse pode me dizer? as novas regras estarão valendo?

    ResponderExcluir
  13. Cursinho Primeira Opção18 de fevereiro de 2010 às 17:45

    São poucas vagas para o período da manhã porque a rpocura pelo período da noite é bem maior (muita gente trabalha ou está no ensino médio).
    No total foram 580 inscrições para o cursinho.

    ResponderExcluir
  14. OIii...
    Tire uma duvida minha.

    Se eu passar na prova for bem e tal,mas ter concluido o ensino medio em uma escola pulblica.
    Até ai tudo certo né.?!
    Chegando na segunda fase. O que pode me tirar da concorrencia a vaga do cursinho.??

    A renda.??
    O fato de não morar em Assis.??
    O desinteresse.??

    Queroo muito passar nessa prova e poder fazer uso de uma dessas vagas.Não sou uma pessoa que nessecita tanto devido aqui em casa todos trabalhrem muito.Mas sei que com a ajuda do
    'Primeira opção'. Vou conseguir entrar na Unesp.


    - Esperoo respostas.'

    ResponderExcluir
  15. penso que deveria ser dada preferencia as pessoas que ja terminaram o colegial, visto que nós ja esquecemos muitas coisas, e se estamos tentando é porque ainda nao conseguimos passar no vestibular, enquanto que eles ainda tem um ano para estudar e se preparar, alem de serem bem mais novos, com isso tendo oportunidades futuras.
    boa sorte a todos abraços !!

    ResponderExcluir
  16. Mas viu, alguem pode não ter feito a redação não por falta de interesse, mas por falta de tempo.
    por que se for ver eu vou ter 3.6333.. minutos pra resolver as QUESTÕES fora a redação.
    iai, como fica?

    ResponderExcluir
  17. Ola, gostaria de saber se vcs irao divulgar o gabarito e quando? grata

    ResponderExcluir
  18. quero saber mais o menos quantas questões precisa esta certa para passar?

    ResponderExcluir